Deputado Bosco, da Comissão de Educação anuncia possibilidade de transformar Ifet em Universidade

DSC09057_620x413
Deputado da Comissão de Educação da ALMG passa por Muriaé e segue para Leopoldina
DSC09064_620x413
Deputado Estadual, Bosco fala sobre as manifestações que clamam por melhor educação
DSC09079_620x413
Autoridade é recebida no Aeroporto Cristiano Varella nesta manhã de quinta-feira
DSC09084_620x413
Polícia Militar Rodoviária em apoio até Leopoldina onde acontece a Audiência Pública

O deputado Estadual, Bosco, da Comissão de Educação da ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais está na região nesta quinta-feira para a realização de uma Audiência Pública na cidade de Leopoldina, visando a transformação do Cefet-Ifet Universidade Federal. O deputado chegou ao Aeroporto de Muriaé às 9h30 e falou para nossa reportagem antes de seguir para Leopoldina. “Sabemos que o Cefet é um segmento de excelência da educação, com é exemplo nesta região de Leopoldina e Muriaé. Vamos mobilizar todas as lideranças políticas e segmentos organizados de Leopoldina, Muriaé e região para abraçar esta causa que é importante para toda esta região da Zona da Mata. O Cefet tem um papel fundamental na formação de técnicos, na questão graduação e pós-graduação e sua transformação em Universidade Federal trará todas as condições de uma grande ampliação, inclusive a de oferta de novos cursos. Fazer essa transformação em toda Minas Gerais é o objetivo.

COM RELAÇÃO AS MANIFESTAÇÕES QUE TAMBÉM CLAMAM POR MELHOR EDUCAÇÃO: “Nós entendemos que é um movimento democrático em que pese em alguns excessos, violência, mas entendemos que é um dispositivo que a comunidade tem de manifestar sua insatisfação e até mesmo de reivindicar dos governantes, mais investimentos e melhoria na educação. Eu também defendo esta tese, o país cresceu muito em termos econômicos, está entre as principais economias do mundo, mas a educação precisa avançar mais, precisamos investir muito mais. Minas avançou, é o primeiro estado da federação, principalmente no ensino fundamental a apresentar resultados positivos, tai os números do Ideb, mas precisamos de mais, ter mais ensino de qualidade e sobretudo gratuito. Por isso este projeto do Cefet. E entre outras questões, está a do transportes público, a população está saturada com tanta cobrança, tantos impostos e realmente somos solidários a este movimento, que ele aconteça com muita paz, discernimento, para que os objetivos sejam alcançados”, disse o deputado Bosco.

Ver Mais Notícias

6 Comments

  1. Prezados, o Deputado refere-se apenas ao CEFET-MG, que recusou a transformação em Instituto Federal, pois já tinha na época da criação dos Institutos o projeto de conversão em Universidade Tecnológica de Minas Gerais, seguindo o exemplo do CEFET-PR. este processo por transformação vem de muitos anos. e quanto aos Institutos Federais não há nenhuma mudança em andamento.

    Aproveitando uma deixa para fazer uma critica ao Deputado em sua missão, digo que a transformação de CEFET para UFT, vai continuar a atender o mesmo numero de alunos, nos mesmos lugares, e o Governo Federal já esta com a política de expansão da rede federal técnica e tecnológica em pleno andamento com a criação e expansão dos Institutos Federais.

    Deveria estar empenhado é junto ao Governo de Minas Gerais para expandir a UEMG, que anda tão distante das Universidades Estaduais de todos os outros estados do Brasil.

  2. Senhor Edilho,

    Você tem razão quando esclareceu a questão do CEFET e não do IF Sudeste MG no que diz respeito a transformação em Universidade, agora francamente, me desculpa…o governo federal tá é ficando louco com essa “expansão da rede federal…”. Abrir simplesmente uma escola é uma coisa. Abrir, oferecer condições de trabalho para os servidores, qualidade no ensino para os alunos é outra totalmente diferente e sabemos que a qualidade é péssima também no ensino federal sim. O governo federal quer quantidade e não qualidade, daí as manifestações pelo país, daí a popularidade e a aprovação da presidente caírem….

  3. “Minas é o Mundo”

    Não estou defendendo a Presidenta Dilma, disse apenas que esta sendo feito, a qualidade já é outros quinhentos, o povo tem que protestar mesmo, cada um fazendo sua parte para conseguirmos evoluir na esperança de um pais melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *