Reportagem Especial: Acompanhamos o início da colheita de morango em terra miradourense. Trabalho vai até setembro


Cleiton e a filha Yasmim no veículo Aranha chegando na plantação


De agora até setembro serão colhidas cerca de 10 mil bandejinhas

Cleiton e família: diversificação e novidade seguram a família no campo

Um plantio de 10 mil pés de morango, uma área de 2.000 metros quadrados, seis anos de experiência e a primeira grande colheita. E nossa reportagem foi até a Fazenda Pedra Cheirosa, na região da comunidade de Lambari e distrito de Serrania, no município de Miradouro, acompanhar o primeiro dia de colheita de um total de 90 dias do período de safra do morango, do pequeno produtor rural, Cleiton Banni, que gosta de novidades, novas tecnologias, diversidade de produtos no sítio e de desafios.

Chegamos cedo pelo lado do município de Muriaé que fica bem na divisa, na região do Fundão. Após tomar um café com broa, subimos em um veículo “esquisito” chamado de Aranha (motor de moto, caixa de marcha de Fusca e carenagem a gosto do freguês) e fomos até a plantação. É de grande valia na roça devido a força que tem.

A colheita é feita pé por pé, em dias intercalados, e ainda precisa da atenção do produtor que observa se há doenças nos frutos ou pragas nos pés, para de imediato tomar as providências, neste caso, a assistência tem sido feita pela Secretaria Municipal de Agricultura de Miradouro, através do agrônomo Misael.

Serão cerca de 10 mil bandejinhas que chegarão à cidade de Miradouro onde são vendidas na feirinha e também a Muriaé, e o valor para o consumidor final chega a R$ 4 cada. Cleiton disse que faz parte dos produtores Agroecológicos de uma rede organizada pelo IF Sudeste Muriaé (Escola Técnica Federal), o que dá mais credibilidade ao produtor e ao produto.

“Já penso em ampliar a plantação, que talvez plantar mais cinco mil pés” disse querendo ir mais longe, fazer o plantio hidropônico do morango, sem o uso de terra, como já acontece com a alface em seu sítio mesmo. A cada safra, os pés são arrancados e nova plantação é feita. Na colheita, enquanto a esposa Sindalva cozinhava, a filha Yasmin estava com o pai no meio da plantação, igual passarinho, saboreando o morango da região.

O almoço nosso foi na casa do pai de Cleiton, João do Júlio, seu vizinho, comida farta e bem mineira na mesa, feita pela dona Odete.  Cleiton é irmão do Cristiano, da dupla Cristiano Banni & Daniel e do pequeno, Cristóvão. VEJA MAIS FOTOS clicando logo abaixo em “Leia Mais”. 

Ver Mais Notícias

14 Comments

  1. Bonita reportagem Silvam toda hora só  sobre acidente roubo homicídio está é uma reportagem quando eu li ela toda vc até acalma relacha eu vou até lá com minha família p conhecer de perto pois eu nunca vi não sei a onde fico mais vou me informar para conhecer está bonita natureza chegando lá falo que vi está reportagem vou falar com eles la p montar um guia turístico baseado no morango é novidade p nos aqui do Centro de Muriaé abs

  2. Parabéns pela reportagem e principalmente parabéns aos agricultores de Miradouro pelo grande trabalho. Meu esposo foi criado nessa região onde sei bem que são pessoas trabalhadoras, honestas e que lutam por seus ideais. Tive o privilégio de comer muitos morangos dessa região e o sabor dessas frutas não podemos comparar, são deliciosas. Parabéns a todos e muitas prosperidade!

  3. De encher os olhos! Com as inversões de valores e hoje, a pergunta que me vem a mente é: O que vale mais, uma família e uma vida simples, feliz e HONESTA como esta ou ocupar a corrupta presidência da républica ou os corrompidos cargos de parlamententares de Brasília?

    1. Brasilia ?! Ta indo longe demais amigo …pense na corrupção e desonestidade na sua rua, no seu bairro, na sua familia, na prefeitura de sua cidade …. sao aí que surgem as pessoas que depois chegam a Brasilia. Todas as … e suas curriolas que chegam la sao eleitas por nos em nossas cidades e estados, inclusive em Muriaé, que ha anos vota de cabresto em 2 familias …….fazem por Muriaé e regiao. Basta verificar a atividade legislativa desses…. ridícula. Representam interesses privados familiares.

  4. Reportagem fantanstica , silvan e disso que a  gente precisa.  de gente igual a essa gente . igual a voçe trazendo uma bela reportagem dessa . meus parabens a essa familia..e voçe pelo belo traballo.

  5. Parabéns querido silvan, linda reportagen, me orgulho tanto de ter vivido nesse lugar, foi ai onde tudo começou e onde nasceu nossa dupla e nossa historia, lembro como se fosse hoje eu e Daniel capinando naquela  lavoura ali atrás e sonhando em montar nossa primeira banda, não sabíamos e nem faziamos ideia de que hoje estariamos cantando e levando nossa musica até o coração de tantas pessoas, hoje vejo o quanto valeu a pena ter persistido no nosso sonho, quantas vezes Deus nos empurrou e disse vai lá meu filho vcs vão conseguir, vale a pena sonhar, vale a pena ter fé e acreditar, obrigado Silvan Alves por me proporcionar tamanha felicidade ao ver ai minha linda familia meu maior orgulho estampado na sua matéria, é essa simplicidade que me faz acreditar cada vez mais no poder da familia, o mundo precisa mais de pessoas simples e as pessoas precisam mais de união familiar e acima de tudo ter um relacionamento profundo com DEUS,  saudade pra caramba deles já tem quase um mês que devido aos shows não pude ir até lá, ahh e quanto ao morango sou suspeito ne más é o mais doçe e suculento, meu irmão como milhares de trabalhadores rurais batalha com uma profunda relação particular com a TERRA e na esperança de um futuro melhor para agricultura do nosso estado !!!

  6.   É uma fruta muito rica em nutrientes.  Não é atoa  que é cada vez mais consumida,  pois com mais frutas, legumes e verduras (e menos sal, açúcar e gorduras) estamos tendo vida mais longa e com mais saúde.   Mas o antigo açougue do Zé Mineiro, pai de Wesley e Joesley, ainda vice-presidente da JBS, tem que sobreviver, para salvar os empregos. Então, proteina animal deve estar no cardápio !!!

  7. Maravilha isto! Investimento simples, com aplicaçao naquilo que nossa regiao se destaca e renda certa. Observem, nao é só morango: é banana, uva, peixe, além do tradicional café, Parabéns ao Marco Aurélio e ao prefeito Mirim, isto é reflexo do apoio municipal.

  8. Parabéns pela belíssima reportagem, Silvan Alves. Tantos acidentes na curva tombadeira, drogas, furtos, roubos, assassinatos. Uma reportagem como essa nos deixa esperançosos, nos refresca. Conheço esses produtos como outros de nossa agricultura familiar: melancia, uva, maracujá, goiaba. Essa família é linda, é um exemplo para todos nos. Assim é que devia ser a nossa vida. Simples, pura, doce, repleta de amor pela natureza. Parabéns. Sugiro uma resportagem como esta toda semana.

  9. Parabéns Silvan pela linda reportagem que mostra a importância do conhecimento acadêmico para auxiliar o homem do campo que com sua experiência e empreendedorismo faz o seu melhor! Ah, essas panelas refletem o brilho do trabalho digno, lindo e o esforço desse casal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *