Reportagem Especial: Produtor rural investe alto no plantio de banana e já abastece cinco municípios

MIRADOURO É DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE BANANA. Nossa reportagem foi até ao município de Miradouro, a 30 Km de Muriaé, conhecer uma das maiores plantações de banana da região e também um dos principais fornecedores do produto para os municípios de Miradouro, Muriaé, Miraí, Cataguases e Leopoldina.

Nosso destino foi a comunidade do Pica Pau (próximo ao distrito de Varginha), e na matriz da produção de banana conhecemos, o Dinei Estevão, que está se transformando em um empresário do campo.

Seu interesse pelo cultivo da banana começou a cerca de 12 anos e com 500 pés para experimentar, e este ano ele já cultiva em torno de 100 mil pés, nas comunidades de Pica Pau, Pedra Cheirosa e Santa Bárbara, e a produção gira em média 400 caixas por mês; e não para por aí, para dar conta do mercado aquecido, ele possui 50 pequenos produtores parceiros que fornecem sua produção para que ela seja distribuída pelo produtor rural.

A caixa de banana está em torno de R$ 20 e as espécies cultivadas são a nanica, nanicão e prata. “É com certeza um dos produtos que está em toda mesa do brasileiro. É barato, nutritivo e com ele se faz vários pratos” disse Dinei que tem uma plantação nova e outras três produzindo e não descarta ampliar ainda mais a produção de banana naquele município.

Com nossa reportagem, acompanhava a visita a agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura de Miradouro, Yara Laureano da Cunha, representando o secretário de Agricultura, Misael Magalhães Cabral, a qual acompanha também esse novo cultivo no município dando assistência, e ela fez uma avaliação positiva da produção e técnicas usadas pelos produtores.

VEJA MAIS FOTOS clicando logo abaixo em “Leia Mais”.

Ver Mais Notícias

5 Comments

  1. Parabéns Dinei, fico muito feliz com os frutos que voce tem colhidos, pois eu sei o tamanho de sua luta  para conseguir chegar até aqui e conquistar, tudo com muito trabalho e honestidade….Que Deus proteja você

  2. Silvan, parabéns por mais uma reportagem linda. Conheço bem essa família. Pessoas assim que precisamos nos espelhar. Sinto-me orgulhoso de poder dizer que sou amigo dessa linda família. Abraço Dinei e mais uma vez parabéns. A secretaria de agricultura também está de parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *