Conhecendo Manaus, chamada de “Coração da Amazônia” e “Cidade da Floresta”. No passado foi a “Paris dos Trópicos”

Encontro das Águas: Rio Negro e Rio Solimões

Pato no Tucupi

É VERÃO EM MANAUS, TEMPERATURA SEMPRE ALTA (CLIMA EQUATORIAL QUENTE E ÚMIDO). SÓ HÁ DUAS ESTAÇÕES, A VERÃO E A CHUVOSA. Manaus é uma cidade histórica e portuária localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica e no encontro dos rios Negro e Solimões, que ainda dentro da capital formam o Rio Amazonas. Com 2,1 milhões de habitantes é o 10º maior destino turístico do país.

Fundada em 1669 pelos portugueses, ficou conhecida no começo do século XX como a “Paris dos Trópicos”, devido a sua intensa modernização durante a época áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de partes do mundo, inclusive franceses. Nessa época foi batizada como “Coração da Amazônia” e “Cidade da Floresta”.

Foi uma das doze cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de 2014, e uma das cinco subsedes das Olimpíadas Rio 2016. Manaus está 4.216 Km de Muriaé, de avião são 4h de voo, partindo do Rio de Janeiro.

Na cidade passeios inesquecíveis, como o do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões; Visita aos índios da Aldeia Tuyuka, no alto Rio Negro (pode-se degustar uma boa panelada de formiga torrada e comprar artesanatos); Nado com o Boto do Rio Negro; Almoçar no restaurante flutuante; Ver a famosa a Vitória Régia, macacos e outros animais. Passeio bom também é no Zoológico do CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva; no MUSA – Museu da Amazônia e Jardim Botânico onde está a torre de observação de 42 m de altura com belo visual da Floresta Amazônica. Também na cidade a Praia Ponta Negra, com as águas cor de coca cola do Rio Negro.

Um dos tradicionais hotéis é o Tropical, da década de 70 construído em um momento importante da capital. Ele tem 600 quartos e possui um mini zoológico em sua área. Nele apresentações do Folclore de Parintins. O Shopping Manauara é um espaço incrível, moderno e ainda o Teatro Amazona, o Mercado de Manaus e o Palácio Rio Negro. Outro passeio imperdível fica a 125 da capital, no município de Presidente Figueiredo, lá estão 70 belas cachoeiras. Visitamos três delas: Iracema, Urubuí e Santuário.

CULINÁRIA: tapioca recheada com tucumã, queijo coalho e banana-pacovã, com banana chips; Pirarucu de casaca; banda de tambaqui; costela de tambaqui, com arroz ao tucupi e farofa de uarini com banana-pacovã; pato no Tucupi. O restaurante “O Lenhador” serve também a carne de jacaré, tartaruga e arraia. VEJA A GALERIA DE FOTOS clicando logo abaixo em “Leia Mais”.


Foto divulgação do Hotel Tropical e Encontro das Águas

Ver Mais Notícias

19 Comments

  1. O Silvan voou pela Gol assim como eu quando fui a Mato Grosso, belo passeio, vale a pena viajar pelo Brasil belezas naturais sem fim, em cada viágem nos deparamos com o que há de melhor e ficamos estarrecidos tanta beleza.

  2. Quero aqui parabenizar ao jornalista Silvan Alves pela bela reportagem que fez em seu site mostrando a beleza da Amazonas, em especial a capital Manaus. Bela matéria, Silvan!. Você está de parabéns!. E que mais matérias sobre as belezas do nosso país sejam mostradas em seu site que está ótimo. 

  3. Boa tarde                                                                                               Primeira mente quero dar os parabéns a Silvan Alves pela mais linda reportagem que ja vi até hoje . Muito top.

  4. Parabéns Silvan gosto demais quando vc faz essas matérias,nos mostrando as maravilhas do nosso Brasil,nem sempre conseguimos ver imagens tão lindas assim pela tv.Amei o ver encontro do Rio Negro com Solimões.E quem venham outras reportagens de nosso querido Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *