Um passeio pela terra do melhor café do Brasil e Pedra Menina-ES até a Portaria do Parque do Caparaó Capixaba

Sítio premiado diversas vezes pelo Melhor Café

No sítio da família do Sr. Onofre com um de seus filhos, o Afonso

E o café daqui foi parar no Japão, e o nome Sr. Onofre está na embalagem e em japonês

O Sr. Onofre recebendo prêmio recentemente em BH. É vascaíno “doente”

Aqui ele aparece ao lado do ídolo Mauro Galvão – Recordação e tanta pra ele

A Portaria do Parque Nacional do Caparaó Capixaba

Estrada da Macieira feita na Década de 60 chega a 2.200 metros de altitude onde vai carro

Com os porteiros guarda-parque, Ronaldo de Carvalho e o João

Restaurante Casa do Lago pertinho da Portaria do Parque

Nossa reportagem foi até a Forquilha do Rio, comunidade localizada bem no limite do município mineiro de Espera Feliz e do distrito de Pedra Menina, pertencente a Dores do Rio Preto-ES. O objetivo foi conhecer a região que tem o melhor café do Brasil e ainda a família que já foi destaque nos meios de comunicação do país, como no Globo Rural.

Estamos falando da família do Sr. Onofre Alves de Lacerda, campeão do Coffee Of The Year Brasil – Melhor Café 2016 e que ainda ostenta os títulos de CAFÉ CAMPEÃO NACIONAL DE QUALIDADE  2012, 2015 e 2016 DA ABIC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTIA DE TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ, sede no Rio de Janeiro. Sem contar os inúmeros troféus e certificados de concursos estaduais e regionais, inclusive da Emater-MG de Muriaé que tem o apoio do Banco Sicoob Credisudeste, que dá apoio aos cafeicultores.

As residências das famílias que receberam visitantes de vários países, os quais vêm à procura do bom café, ficam do lado capixaba, mas as lavouras estão do lado mineiro, do outro lado da estrada. Encontramos com o Ademir e com o Afonso, filhos do Sr. Onofre, os quais nos receberam com muita gentileza na Cafeteria Onofre, onde tivemos uma boa prosa.

Em seguida chegamos à Portaria do Parque Nacional Caparaó Capixaba, no distrito de Pedra Menina, que pertence a Dores do Rio Preto-ES, onde  encontramos com os porteiros-guardas-parque, Ronaldo, que é também condutor turístico e com o Sr. João, que nos esperava com um torresminho quentinho.

Desta vez não deu para explorar o parque, mas em breve voltaremos para se aventurar de carro pela Estrada da Macieira, que vai a 2.1600 metros de altitude (Casa Queimada 9 Km da Portaria), mas o carro passa no Mirante do Rajão a mais de 2.200 m. Uma foto antiga marca a abertura da estrada em 1961, quando foi criado o Parque Nacional do Caparaó ES-MG, onde está o Pico da Bandeira a 2.892 m e outros quatro dos 10 picos mais altos do Brasil. Visitamos ainda o Restaurante  Casa do Lago, um grande empreendimento na zona rural, bem próximo a Portaria do Parque Nacional do Caparaó (trabalham com reservas).

EM BREVE VAMOS CONHECER O PARQUE E MOSTRAR SUA BELEZA NATURAL.

 VEJA A GALERIA DE FOTOS DAQUELA REGIÃO clicando logo abaixo em “Leia Mais”. 

 

 

Ver Mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *