Reportagem especial: visitamos Balneário Camboriú (Dubai brasileira) e Blumenau-SC

Um passeio por uma das regiões mais bonitas de Santa Catarina, o litoral Norte, onde estão localizadas Balneário Camboriú e outras lindas e importantes cidades catarinenses. Balneário, como é chamado lá, é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, com população estimada em 125 mil habitantes, que sobe para mais de 1 milhão no verão.

A principal avenida beira-mar é a Avenida Atlântica e seu famoso teleférico liga a praia Central da cidade à praia de Laranjeiras.

Em uma reportagem publicada no final de fevereiro de 2012 pela revista Forbes sobre a ascensão da música eletrônica no Brasil, Balneário Camboriú foi classificada como “a capital da música eletrônica” no país. A cidade também é conhecida pelo apelido de “Dubai Brasileira”, devido ao alto número de arranha-céus (prédios que vão chegar a 90 andares e quase 300 metros de altura) e seus turistas.

Entre as atrações da cidade está o Parque Uni Praias com atrações como o teleférico, as embarcações piratas do século XVII, a tirolesa com 750 metros de descida e que pode chegar velocidade de 60km/h, a uma altura de 240m. Balneário Camboriú tem uma estátua semelhante ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, chamado “Cristo Luz”, só que é um pouco menor e retrata Jesus com uma com um círculo no ombro esquerdo, simbolizando o Sol, que abriga um holofote que brilha para toda a cidade.

A cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, tem 334 mil habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul do Brasil, a 78ª do Brasil e a única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais polos industriais, tecnológicos e universitários.

Tem uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa de cerveja do mundo, que, todos os anos em outubro, acontece durante 17 dias e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua 15 de Novembro.

O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente. No município empresas de porte nacional e internacional, como a Companhia Hering, a 16º maior do estado, e a maior produtora de etiquetas do mundo, Haco.

MAIS FOTOS DAS DUAS CIDADES… Clique “Leia Mais”

BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC

 

BLUMENAU-SC

     

Ver Mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close