Presidente eleito Bolsonaro vai ao Congresso Nacional e Zema à ALMG

CONGRESSO NACIONAL CELEBRA 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

Bolsonaro afirma que Constituição é único norte da democracia

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizaram nesta terça-feira (06) uma sessão solene conjunta para celebrar os 30 anos da Constituição Federal. O evento ocorre no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, e faz parte de uma série de ações promovidas ao longo deste ano para recordar o 30º aniversário da Carta Magna. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente da República, Michel Temer, e o presidente eleito, Jair Bolsonaro, participam da solenidade.

Ao abrir a sessão, o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, destacou que o dia de hoje marca o início do processo da transição democrática do governo de Michel Temer para o do presidente eleito, Jair Bolsonaro. “Com o governo novo, com uma nova legislatura, vamos honrar os que vieram antes de nós e continuar caminhando juntos rumo a um futuro de prosperidade, de justiça e de paz social, sempre sob a luz da democracia e da Constituição”, afirmou. Em seu discurso, Eunício usou diversas vezes a palavra democracia e disse que a Constituição deve ser respeitada e, principalmente, cumprida. Citando palavras do presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães, o senador lembrou que “a persistência da Constituição é a sobrevivência da democracia”.

Ao levantar dados do processo de elaboração da Constituição, realizado de 1º de fevereiro de 1987 até sua promulgação, em 5 de outubro de 1988, o senador lembrou que houve 82 audiências públicas, mais de mil votações, 2,4 mil horas de discursos e 15 mil pronunciamentos. “Naquele momento o povo brasileiro soube, como sabe hoje, que é na democracia que se escreve o futuro com as próprias mãos”, disse.

Fotos/Fonte: Luis Macedo/Will Shutter/Cleia Viana – Câmara dos Deputados

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS RECEBE VISITA DE ROMEU ZEMA

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (MDB), recebeu, na manhã desta segunda-feira (5/11/18), o governador eleito, Romeu Zema (Novo). A reunião, realizada no Salão Nobre do Parlamento mineiro, contou, também, com a participação de membros da Mesa e do vice-governador Paulo Brant (Novo).

Na visita, Adalclever Lopes afirmou que a Assembleia está aberta ao diálogo e à colaboração e avaliou o primeiro contato do novo governador com a Casa como uma demonstração de respeito ao Parlamento mineiro. “Esse diálogo é muito importante para o futuro de Minas. Precisamos estar juntos para minimizar a crise no Estado”, avaliou.

Romeu Zema afirmou que será um governador presente na ALMG e que pretende conhecer todos os parlamentares pessoalmente, a fim de compreender as demandas de cada região do Estado. Disse, ainda, que conta com os deputados para a aprovação de reestruturações exigidas pelo governo federal para repactuar a dívida do Estado. Essa, aliás, é uma das prioridades do seu governo. “Cabe à Assembleia analisar, entre as propostas, a que será a mais justa para Minas Gerais”, afirmou.

Ver Mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *