São Francisco do Glória tem um dos melhores cafés de Minas

De lá saiu o Campeão Estadual do Café Cereja Descascado

Aconteceu em Belo Horizonte, a cerimônia de premiação do 15° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). A competição é considerada a maior do país e, neste ano, recebeu 1.892 inscritos, das quatro regiões produtoras de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.

O governador Fernando Pimentel participou do evento e avaliou que os cafés premiados têm qualidade para entrar e competir em qualquer mercado do mundo, e que o apoio do Governo, em especial aos pequenos produtores, se reflete na qualidade do que é produzido em Minas Gerais.

A Zona da Mata de Minas com cidades de nossa região foram bem representadas: Na categoria Café Matas de Minas, em primeiro lugar ficou Wallace Ferreira Pedrosa, de São Francisco do Glória – Campeão Estadual do Cereja Descascado, que é o prefeito daquela cidade; 2º Horácio Antônio de Moura, de Simonésia e em 3º Antônio César Júnior, de Espera Feliz

O 15º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Os cafés inscritos passaram por uma bateria de análises físicas e sensoriais realizadas por uma equipe de especialistas, no Centro de Excelência do Café, em Machado, no Sul de Minas. Mais de 60% das amostras recebidas evidenciaram um padrão mínimo de qualidade. Destas, segundo o gerente Willem, mais de 200 obtiveram a classificação de cafés especiais.

Campeões estaduais de 2018 – Café Natural: Josias Gomes – Espera feliz (Matas de Minas); Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado: Wallace Ferreira Pedrosa – São Francisco do Glória (Matas de Minas); Categoria Natural (por região): Cerrado Mineiro: 1º José Carlos Grossi Segundo – Patrocínio; 2º Afonso Maria Vinhal – Serra do Salitre; 3º Guimarães Agropecuária Ltda. – Serra do Salitre. Chapada de Minas: 1º Fazenda Sequóia Minas Ltda. EPP – Angelândia; Matas de Minas: 1º Wallace Ferreira Pedrosa – São Francisco do Glória; 2º Horácio Antônio de Moura – Simonésia; 3º Antônio César Júnior – Espera Feliz. Sul de Minas: 1º Marcelo Carvalho Ferraz – Dom Viçoso; 2º Flávio Roberto Carvalho Ferraz – Dom Viçoso; 3º Regina Rocha Miranda Silva – São Pedro da União. Fotos/Crédito: Veronica Manevy/Imprensa MG

Ver Mais Notícias

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close