NO TOPO DO ITAJURÚ, 1.550m

Grupo saiu do distrito de Belisário no início da manhã

Trilha do Pico é considerada de alto grau de dificuldade
Registro, emoção, superação e oração ao chegar e ver o belo visual
Registramos Muriaé a mais de 42 Km de distância
A cidade de Rosário da Limeira
O distrito de Careço, Ervália
O distrito de Belisário, Muriaé-MG

O guia habilitado, Silvan Vital de Freitas

No caminho, muitas belezas

O almoço é no Zé do Gato; R$ 12 e aceita cartão na roça

Na volta nosso registro do belo fim de tarde

NO TEMPO DO GRUPO FORAM CERCA DE 3h30 DE CAMINHADA. O Pico do Itajurú (Pedra triste) é uma das principais montanhas do estado de Minas Gerais e destaque na Zona da Mata mineira. Com 1.550 metros de altitude ele fica localizado no distrito de Belisário, em Muriaé-MG e faz parte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

Nossa reportagem saiu de Muriaé às 06h e antes das 7h já estava em Belisário onde se juntou a um grupo de 17 pessoas, sendo duas famílias de Belisário, limeirenses e muriaeenses. O guia foi Silvan Vital de Freitas, agente habilitado que tem a função de fiscalizar, zelar, monitorar, ser guia do setor Sul da Serra do Brigadeiro dando e recebendo apoio de todos dos setores do Brigadeiro, sob a coordenação da gestora do PESB, Rose Belcavelo. A administração do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é da empresa MSG. A gerência é da funcionária é do IEF, como todos os gerentes dos parques estaduais. A visitação ao Pico do Itajurú tem aumentado nos últimos meses e a visita, caso o turista queira ir oficialmente fazer o passeio e com guia, deve ser comunicada ao Parque pebrigadeirooficial@gmail.com

De Belisário, ao ponto onde são deixados os veículos são 9 Km. Dali por diante, devido às condições da estrada, o turista vai a pé até o início da Trilha do Itajurú, são 3,5 Km e o total de subida e do Pico é de 16 Km e 200 metros.

“O bacana do Itajurú é o grau de dificuldade, isso faz com que os turistas, os amantes da natureza, desafiem ele”, diz o guia. E ele estava certo, muito difícil chegar ao topo, mas não é impossível, é bom ter um preparo físico e não precisa ter pressa. Centenas de fotos foram feitas por nossa reportagem e os aventureiros que levaram uma boa lembrança do passeio e teve a oportunidade de superar os limites.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS PELO TURISTA PARA MELHORAR O ACESSO, A ESTRUTURA E AUMENTAR A VISITAÇÃO NO PICO DO ITAJURÚ: O turista está ficando longe do início da trilha por não ter estrada, pois nela só passam motociclistas trilheiros ou pessoas a cavalo; O ideal é que motocicletas para passar nesses 3,5 Km no momento, ser de porte grande e com mais potência; Faltam placas de sinalização (e as existentes estão desgastadas); o mato está muito alto e as trilhas precisam ser refeitas; nos pontos íngremes fios improvisados para permitir o turista seguir adiante na trilha; falta ponto de apoio em baixo, antes da saída para a trilha e no topo, uma estrutura para dar apoio ao turista; e ainda limpar a área do topo para que o visual seja melhor contemplado. A pedido dos turistas, as observações, comprovadas por nossa reportagem, serão repassadas à Prefeitura de Muriaé e à direção do PESB que certamente irão averiguar e fazer o possível para melhorar as condições.  No vídeo citamos 1.612m o correto é 1.550m de altitude

No mais todos concordam, pode ser sacrifício chegar lá, mas o visual de vários ângulos faz com que cada um se sinta revigorado e agradeça a Deus por tanta beleza.

VEJA A NOSSA GALERIA DE FOTOS.. clique em “Leia Mais”.

               

Ver Mais Notícias

8 Comments

  1. Parabéns Silvan por estar sempre mostrando as belezas da nossa região!
    Sugiro a volta do quadro dos “figuraças”, que você sempre mostrava aqui também pessoas conhecidas em Muriaé e região!!

  2. GRUPO MUITO BACANA E FOCADOS NA NATUREZA!
    PARABENS SILVAN ALVES PELA MATÉRIA,NÓS FUNCIONARIOS DA SERRA DO BRIGADEIRO NOS EMPENHAMOS DA MELHOR MANEIRA PARA ATENDER OS TURISTAS,A SERRA DO BRIGADEIRO É DIVIDIDA EM 8 MUNICIPIOS,NO QUAL EU FIQUEI RESPONSAVEL PELO SETOR SUL ITAJURU, MAS APOIANDO E SENDO APOIADO EM TODO SETOR! COM AS ORDENS DA NOSSA GERENTE ROSE BELCAVELO!

    AS MANUTENÇÔES SÃO FEITAS POR NÓS FUNCIONARIOS DO ESTADO E MORADORES DO ENTORNO,A PREFEITURA PODERIA SEM DÚVIDAS ESTAR NOS APOIANDO , PELO MENOS AS MANUTENÇÕES,O PARQUE É ESTADUAL , MAS TEM UMA ÁREA QUE É DO MUNICIPIO NO QUAL NÓS CUIDAMOS TAMBEM…
    OBG… SILVAN VITAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *