As belezas da Pedra do Pato (1.908 m) no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Vista do Pico do Soares e Pico do Boné
No fim do horizonte o Pico da Bandeira
O distrito de Bom Jesus do Madeira
Muriaé vista a mais de 80 Km de distância
De binóculo, o guia do Parque, Chico da Mata
Depois de mais de 3 horas de caminhada, o belo visual
O grupo de Viçosa, Muriaé, Matipó e Porciúncula
Um casal mineiro observador de pássaros
Parada para almoço na Pousada do Adão

Nossa reportagem percorreu no fim de semana 87 Km para chegar a Pedra do Pato, um dos pontos mais bonitos do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com sede em Fervedouro. A Pedra do Pato como 1.908 m de altitude é o segundo ponto mais alto da Serra do Brigadeiro, perdendo para o Pico do Soares com 1.985 m de altitude, e ganhando do Pico do Itajuru, com 1.550 m de altitude.

O nome deve-se a uma formação rochosa de coloração esbranquiçada que lembra a figura de um pato, e pode ser vista da Portaria e toda a região de Fervedouro. Do alto dela, o Pico do Soares, o Pico do Boné (1.870 m), e o Pico da Bandeira que fica bem longe no horizonte. De lá vimos o distrito de Bom Jesus do Madeira, o distrito de Monte Alverne, Sapé, comunidades rurais daquela região e a cidade de Muriaé (um registro feito a mais de 80 Km de distância).

Saímos de Muriaé antes das 7h e 08h30 chegamos à Portaria do Parque (Centro de visitantes) onde encontramos com o grupo de sete pessoas vindo de Viçosa, Muriaé, Matipó e Porciúncula e juntamente com o guia do Parque, Chico da Mata, percorremos 2,5 Km até a chegada da trilha e como a turma estava animada, a subida durou pouco mais de três horas (pouco mais de 5 Km de subida). No caminho encontramos com um casal observadores de pássaros.

Passamos por vegetações variadas, vegetação densa e terrenos ingrimes, mas era compensado, mesmo que por poucos metros, por trechos até de descida e um pouco de planície, campo. A chegada ao topo torna-se mais difícil. Todas as visitas ao PESB tem que ser agendadas por telefone (32) 3721.7491 ou e-mail pebrigadeirooficial@gmail.com

VEJA AS FOTOS DA PEDRA DO PATO… clique em Leia Mais…

               

Ver Mais Notícias

4 Comments

  1. Ao longe eu posso ver as belas montanhas que tu antigas.
    Tuas matas ainda virgens sem que os homens possam pisa-las.
    Guarda tá todo segredos, inexplorados, desconhecidos.
    Tens as mais belas fontes de águas puras que eu quero beber.
    Serra do Brigadeiro eu quero ver tuas maravilhas.
    Serra do Brigadeiro o ano inteiro quero defende-la.
    Letra da música Serra do Brigadeiro autoria de José Márcio Alves de Paiva de Miradouro, apresentada no Festival de Música Sertaneja de Muriaé e vencedora do festival de Música Sertaneja de Miradouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close