A TRAVESSIA ES/MG – PICO DA BANDEIRA

O PICO DA BANDEIRA LOCALIZADO NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ TEM 2.890 M DE ALTITUDE, É O 3º MAIS ALTO DO BRASIL E O 1º MAIS ACESSÍVEL

Na Portaria de Pedra Menina-ES

A TRAVESSIA DO PARQUE CAPARAÓ ES-MG – PICO DA BANDEIRA – TEM 11,3 KM DA CASA QUEIMADA-ES À TRONQUEIRA-MG e paisagens de tirar o fôlego entre picos e campos com mais de 2.000 metros de altitude com pouca vegetação. A sensação de caminhar acima das nuvens é indescritível proporcionando um visual encantador. O homem fica pequeno diante de tanta grandeza.

Nossa reportagem deixou Muriaé às 04h, chegou às 06h na cidade de Alto Caparaó. De lá, o empresário do Caparaó Parque Hotel, Ronaldo Santos Gripp levou eu e o gerente de Marketing do hotel, Liógenes até a Casa Queimada, no alto da Portaria do Parque Nacional Caparaó Capixaba. De Alto Caparaó à Portaria Pedra Menina/ES foram 36 Km e depois mais 12 Km até a Casa Queimada (nosso ponto de partida da caminhada e aventura).

Neste ponto a placa indicava: Pedra Duas Irmãs 1,3 Km; Pico do Calçado 3,5 Km; Pico da Bandeira 4,5 Km e Travessia, que era nosso objetivo, 11,3 Km, ou seja chegaríamos à Tronqueira do Caparaó Mineiro, e assim aconteceu graças a Deus, partimos 8h40, chegamos ao Pico da Bandeira 12h20 permanecendo tempo suficiente para descanso, apreciar e registrar as belas paisagens e como num passe de mágica as energias foram repostas. Às 16h em ponto chegamos à Tronqueira, após passar pelo Terreirão no Caparaó mineiro, cumprindo o desafio e tendo o privilégio de ver tanta beleza natural. No caminho encontramos com um casal de Campinas-SP, outro de Pirituba-SP entre outras pessoas que subiam o lado mineiro.

A subida pelo lado capixaba é mais curta, tem 4,5 Km, mas com trechos muito íngremes exigindo força e determinação, mas nada impossível. É neste trecho que caminhamos e vamos vendo paredões gigantes dos picos Cristal e Calçado e também vendo que já vai ficando sobre as nuvens, ora no meio dela, ora sobre ela e ao longe o Pico da bandeira. Já a descida para o lado mineiro é forçada no primeiro Km do Pico da Bandeira devido a trilha de pedras. Depois fica mais rápida e o visual compensa o cansaço.

Em Muriaé, consultamos o geógrafo, Cristian Gomes Lima que fez para nossa reportagem a seguinte leitura da região: “A vegetação é de campos de altitude, que ali no Parque passa a predominar a partir dos 2.000 m de altitude. Essa vegetação é composta por gramíneas e alguns pequenos arbustos esparsos. O solo é raso e é muito comuns rochas afloradas. No início da trilha na Casa Queimada pelo ES, e na tronqueira por MG, a vegetação é de transição entre a Mata Atlântica e os Campos de Altitude. Essa vegetação ali no Parque é composta predominantemente por árvores de tamanho médio e folhas pequenas para adaptar à menor disponibilidade de água e solo mais raso, se comparado com a Mata Atlântica, que predomina nas áreas do Parque com menor altitude e representa junto com a Amazônia um dos biomas com maior biodiversidade por m² do mundo.

Falamos também com o biólogo, Clélio Lima Jr. que relatou que a vegetação mais comum nesta altitude do Caparaó, chamada lá de “chibata” é conhecida também de “bambuzinho” presente também na Serra dos Órgãos e de Itatiaia. O pássaro registrado por nós à 2.600 m é o Zonotrichia capensis, o famoso Tico-tico. A planta parecida com lírio é a Rhodophiala rhodolirion, a popular Amarilis.

Agradecimento especial à direção do Parque Nacional do Caparaó e aos agentes das portarias e de campo em Alto Caparaó e Pedra Menina; ao empresário Ronald Santos Gripp pelo transporte e ao companheiro de caminhada, Líogenes, gerente de Marketing do hotel.

“Parabéns ao Silvan e ao Liogenes, a caminhada e dura, mas, o visual compensa o esforço. Lembrando que tomamos um delicioso café, na cidade de Caparaó na Padaria do amigo Abel Miranda e esposa, acompanhado de um delicioso pão de queijo. Os melhores cafés do Brasil estão na Serra do Caparaó”, disse o empresário Ronald Santos Gripp.

Veja os registros feitos por nossa reportagem…clique em “Leia Mais”.

Ver Mais Notícias

2 Comments

  1. Parabéns ao Silvan e ao Liogenes, a caminhada e dura , mas, o visual compensa o esforço
    Não esquecer que tomamos um delicioso café, na cidade de Caparaó na padaria do amigo Abel Miranda e esposa, acompanhado de um delicioso pão de queijo.
    Obs. Os melhores cafés do Brasil 3stao na Serra do Caparaó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *