Entrevista com a nova Superintendente de Ensino de Muriaé, Lumena Maria Montezano Pacheco

Nossa reportagem entrevistou na manhã desta sexta-feira (16) a nova Superintendente Regional de Ensino de Muriaé, Lumena Maria Montezano Pacheco, que está na área de educação desde os 21 anos de idade. Iniciou como alfabetizadora, e aposentou em 2010 com 25 anos de serviços prestados, mas foram quase 30 anos de dedicação. Após prestar novo concurso, passou a trabalhar desde 2002 como analista educacional na Superintendência Regional de Ensino de Muriaé na assessoria das escolas na área pedagógica e agora foi nomeada para estar à frente dos trabalhos da SRE Muriaé.

Lumena Montezano iniciou a carreira de professora na Escola Estadual João Alves Bittencourt Sobrinho, em Bom Jesus da Cachoeira, passou por outras escolas e foi para a Escola Estadual Gonçalves Couto, no bairro do Porto, onde ficou por 16 anos, até se aposentar.

Apesar de estar na SRE há 17 anos, seu trabalho era desenvolvido na Diretoria Educacional (DIRE), sendo que as outras duas diretorias da SRE, que são DAFI (Diretoria de Administração e Finanças) e DIPE (Diretoria de Pessoal), serão grandes desafios.

Lumena Montezano estará à frente dos trabalhos em 14 municípios onde estão 38 escolas estaduais. Viu sua escolha e sua nomeação, como mérito, pois participou do programa Transforma Minas passando por cerca de seis etapas, como por exemplo: Análise Curricular, Teste de Perfil e Entrevista por competência.

“Será um grande desafio, serei responsável pelo andamento interno da SRE, preciso estar próxima das três diretorias: Educacional, Finanças e Pessoal. Irei visitar todos os municípios, isso é muito importante, somos um órgão estadual executor das políticas públicas educacionais. Temos aqui na SRE uma equipe muito boa nas três diretorias, são todos muito profissionais e tenho tranquilidade com isso.

Já na escola está o nosso objetivo maior que é fazer com que o aluno aprenda, que tenha uma educação de qualidade; precisamos elevar o nível de nossa educação, elevar o índice do IDEB, Minas merece estar em lugar de destaque na educação do país, e temos condições para isso” disse.

Com relação a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Júlia Sant’Ana, a nova superintendente a elogiou pela preocupação com a educação no estado e pelo empenho na organização de como este aprendizado deva acontecer.

“A Secretária é muito próxima, acessível e competente, percebemos já uma organização muito grande dentro da Secretaria de Estado de Educação”, concluiu. Lumena Maria Montezano Pacheco, fez questão de frisar a importância das parcerias com todos os municípios, com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, com a Polícia Militar, com a Polícia Civil e outros setores importantes da sociedade.

Ver Mais Notícias

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *