Conhecendo as belezas da sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Nossa reportagem esteve visitando recentemente a sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, um dos principais parques da Zona da Mata mineira, que fica a apenas 87 Km de Muriaé, sendo 55 Km pela BR-116 até a cidade de Fervedouro e depois mais 32 Km de estrada de chão, passando pelos distritos de São Pedro do Glória e Bom Jesus do Madeira, ambos pertencentes ao município de Fervedouro.

O PESB ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira e a unidade de conservação tem 14.984 hectares compostos por matas, montanhas, vales, chapadas, encostas e inúmeras nascentes que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.

O Parque abriga vários Picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m), o do Boné (1.870 m).

A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque. A Mata Atlântica, principal formação vegetal da área, está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando um belo cenário.

Considerado um paraíso botânico, o Parque constitui um ecossistema rico em espécies vegetais como bromélia, peroba, ipê, orquídea, cajarana, jequitibá, óleo-vermelho, palmito doce, cactus, dentre outras espécies.  Entre os animais famosos presentes no Parque, estão a onça parda, o macaco muriqui (o maior primata das América Latina) e ainda a charmosa Araponga, que chegamos a ver duas, mas estavam bem longe e não foi possível fazer boa foto com nosso equipamento.

A sede do PESB é um local bom pra levar a família para um passeio, fazer as duas trilhas leves, ver seu moderno Centro de Visitantes e outras instalações e quem sabe até aproveitar e subir um Pico que fica no terreiro da sede.

Em Bom Jesus do Madeira fomos recebidos na Pousada do Brigadeiro, pelo proprietário Batista e família. Uma recepção atenciosa, cafezinho com broa e aquele almoço típico mineiro, feito no fogão a lenha e também com um precinho saboroso. Agradecimento especial à direção e funcionários do PESB pela belíssima recepção, demonstrando muita simpatia e conhecimento.

Em breve voltaremos ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para explorar outras áreas.

Veja nossa Galeria de Fotos… Clique em “Leia Mais”.

Ver Mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *