Luiz Martins deixa o Rádio Esportivo

Foram quatro décadas comentando futebol

Recebeu do Site Silvan Alves o Troféu Reconhecimento
Martins Junto com o narrador Zacarias Fernandes

O conhecido e conceituado comentarista esportivo muriaeense, Luiz Martins, se despede do rádio após 40 anos de trabalho na cidade, nos estádios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, como no Maracanã.

Luiz Martins ficou conhecido no meio do rádio esportivo porque em 1979 estava na hora certa e no lugar certo. Foi chamado para ver um jogo amistoso no Campo do Paulistano, era um catado contra o time de Aparecida-SP, que treinava na região para disputar a segunda divisão do Paulista no ano seguinte.

No final do primeiro, Luiz Martins avaliou informalmente como foi o jogo, morno e poderia ficar até pior no segundo tempo devido a uma série de fatores. Seu comentário foi ouvido por um mestre do rádio esportivo, Gurgel Banni, da Rádio Muriaé. “Gurgel bateu em minhas costas e se apresentou”. E aí já viu, se identificaram e Martins fez pra ele o comentário do segundo tempo, e na quarta-feira seguinte foi convidado pra trabalhar na equipe esportiva.

Após se familiarizar com o microfone, em dezembro daquele ano se oficializou comentarista e não parou mais, só na Rádio Muriaé foram cerca de 24 anos. O comentarista entrou em campo em definitivo juntamente com outros conhecidos, como Ruy Valle Matos e Jacy Vidon.

“Foi neste período que conheci o Maracanã, coisa que via só em revista, pois quando eu era menino gostava muito de revista de esporte e acompanhava esta área. O mundo todo conhece o templo do futebol e a Rádio Muriaé me proporcionou isso, estava muito feliz fazendo a cobertura dos jogos e dos jogadores, inclusive alguns da Copa de 1950, que circulavam por lá. Cheguei a fazer amizade com Ademir Menezes, artilheiro de 50 com nove gols. Tenho muitas histórias de lá, foi inesquecível.

Minha última cobertura no Maracanã foi com o radialista, Carlos Santos em um dia frio e o placar ficou em 2×2. Depois disso, muitas partidas do futebol amador regional, transmissões de jogos via rádio, enfim muitas coberturas. Foram décadas, e foi um prazer estar ao lado de todos esses profissionais do esporte, inclusive Gurgel Banni, sinto muito sua perda”, disse

Luiz Martins passou também pela Rádio Princesa da Mata e mais tarde foi para a Rede Atividade, lá também foram muitas coberturas e viagens, foi reconhecido por ter dado total contribuição ao mundo esportivo. “Os 40 anos passaram até rápido” brinca o comentarista que chegou a ser convidado para fazer parte do Nacional de Muriaé nos anos 81, 87 e 91, mas os convites não vingaram.

Recorda muito bem dos grandes clubes de Muriaé: Operário, Paulistano e Nacional, e sabe até hoje a escalação da época de glória de cada um deles. Uma memória incrível.

O últimos trabalhos de Luiz Martins, antes de se aposentar, foram acompanhar o Nacional de Muriaé na terceira divisão e depois na segunda. Esta semana a Rádio Atividade (na mesa Zacarias Fernandes, Silvério Machado e Gilmar Dala Paula) entrevistou Martins que se despediu dos amigos, da emissora e de seu público. Na ocasião recebeu o Troféu Reconhecimento Site Silvan Alves, ele foi nosso primeiro homenageado desta etapa, que terão outros destaques para valorizar àqueles que atuam em áreas diversas.

Ver Mais Notícias

3 Comments

  1. Grande Luiz, foi um prazer muito grande poder trabalhar com você. Obrigado que por muitas vezes comentava noticias do America-MG, junto com Zacarias, me mantendo informado. Abraços e felicidades. Ricardo Gringo.

  2. Silvan, o Robson despachante merece esse troféu reconhecimento seu também. Apesar de ser muito indecente, é o único despachante que não enrola os outros e que não cobra mais do que o combinado. Na versão 2020 lembra dele aí. Quem sabe você consegue uma propaganda no seu site daquele mão de vaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *