E o prêmio de Melhor Café do Brasil vai de novo para Alto Caparaó

Campeão foi o produtor rural, Wilians Valério Júnior, do Sítio Recanto dos Tucanos

Terminou nesta sexta-feira (22) em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café, quando aconteceu o concurso e a premiação do Coffee of the Year (COY) 2019. O evento que elege os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais.

E o prêmio Coffee of the Year (COY) 2019 – Melhor Café do Brasil, foi de novo para a cidade de Alto Caparaó-MG (136 Km de Muriaé), e desta vez o grande campeão foi o produtor rural, Wilians Valério Júnior, do Sítio Recanto dos Tucanos (1.300 metros de altitude). Nossa reportagem já entrou em contato com Alto Caparaó que está vivendo mais um momento especial do café de montanha e também com a Família Valério. Falamos com dona Aparecida, mãe de Wilians, a qual relatou:

“Compramos o sítio há 30 anos, e Wilians Valério Júnior morou em Juiz de Fora vendendo carros, parou com esta atividade e voltou para Alto Caparaó para trabalhar com café, no Sistema Sintrópico. Trabalhamos com este sistema há quatro anos e meio” disse feliz a mãe, também produtora rural.

Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as 180 melhores amostras participam das mesas de cupping durante o evento e são provadas por compradores nacionais e internacionais. Destas amostras, as 15 melhores classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público (10 amostras de arábica e 5 de canéfora). O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

Ver Mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *