A beleza da Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais espetaculares do mundo

Florianópolis, BR-101, Laguna, Tubarão, Lauro Muller, Serra
Os 12 Km de lindas e radicais curvas iniciam aqui

Paisagens de tirar o fôlego. No inverno a estrada congela

Quando o frio é intenso toda queda de água congela

No Mirante, ótima estrutura em Bom Jardim da Serra
O painel mostra toda a Serra do Rio do Rastro, diariamente visitada
O grupo da empresa de Muriaé, Suzana Tour desfilando por Santa Catarina
Com a Suzana Alves, da Suzana Tour e o guia simpático, Cláudio

REPORTAGEM ESPECIAL – SANTA CATARINA

Há muito tempo nossa reportagem fazia o planejamento de um dia conhecer a famosa Serra do Rio do Rastro, no estado de Santa Catarina. O corredor de tropas que virou a rota espetacular, um patrimônio de Santa Catarina e uma das estradas mais espetaculares do mundo com os seus ziguezagues que formam 284 curvas.

São 24 Km de estrada chegando a uma altitude de 1.421 metros entre os municípios de Lauro Muller (onde nasceu o tenista Gustavo Guga Kirten) e Bom Jardim da Serra. Saímos de Florianópolis pela manhã e chegamos três horas depois, são 220 Km passando pela BR 101 (sentido Laguna, Porto Alegre) e depois Serra pela SC 390 e na volta pelo Planalto mais 256 Km. As paisagens são de tirar o fôlego, e no inverno a estrada congela e chega a ser fechada. Lá em cima o Planalto Serrano e daquele ponto em diante começa a terra do gelo (falaremos em outra reportagem).

Fotos: Arquivo Itaguasul Turismo

No topo da Serra um grande Mirante com ótima estrutura de restaurante e banheiros. De lá são feitos milhares de registros por dia, e é possível ver a serra desde seu início e muitas de suas curvas. Destino também de inúmeros motociclistas, ciclistas e corredores de todo o Brasil.

A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região, levados pela necessidade de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna, abriram uma trilha na mata que ficou assim conhecida como “Serra do Doze”. Em obra, estrada de chão, a abertura ocorreu em 1945; Na década de 80 (08 de março de 1987), a estrada foi pavimentada e iluminada, mantendo suas curvas. Em 2012, a Serra do Rio do Rastro foi eleita uma das “estradas mais espetaculares do mundo” por um site espanhol.

Foto: Arquivo Histórico da Serra

Esta viagem foi feita com a Suzana Tour, de Muriaé (loja A Montanha) e em Santa Catarina guiada pela empresa Itaguasul Turismo, 38 anos consolidada no mercado e o guia foi o Cláudio, agente comunicativo, bem humorado e conhecedor da história e das lendas catarinenses.

VEJA NOSSA GALERIA DE FOTOS DA SERRA DO RIO DO RASTRO… clique em “Leia Mais”

Ver Mais Notícias

9 Comments

  1. Gostou da minha terra????? Observou que os topos de morros são preservados com as matas para proteger as nascentes e manter a terra úmidas durante os períodos de seca??? ??? Como vc viu a diversidade ambiental, o teu site poderia promover uma campanha forte em defesa do reflorestamento nos topos de morros aqui em Minas Gerais, onde os topos de serras e de morros estão degradados. Sou de Florianópolis, estou radicado em Muriaé há 22 anos, fico chocado em ver essas degradações nos morros e o problema da falta de água que isso provoca. A maioria dos produtores rurais não tem essa consciência ecológica que virá afetar em um futuro bem próximo. FAÇAM BONS PASSEIOS E BOA VIAGEM A TODOS !!

    1. Muito obrigado Miguel Veríssimo, vi sim, toda mata nativa preservada, não há morro sem vegetação, me parece que é o estado que mais preserva o verde, e faz questão disso. Parabéns. Terra maravilhosa

  2. Tive a honra de subir está estrada para chegar em São Miguel do Oeste, só DEUS.
    Maravilhoso.
    Das coisas da natureza, o homem criou um vapor, um vapor para andar nas profundezas, obra de de tanto valor, uma cama uma mesa, um revólver uma faca, morre mas não cria uma jaca que fruto da Natureza.

  3. Que ótimo passeio… Parabéns pela reportagem. O “DEMSUR” começou com um trabalho de proteção as nascentes, mas, pelo que estou vendo, parece-me que não está dando resultados. Gostaria que o “DEMSUR” pronunciasse à respeito.

  4. Parabéns Silvan!!! A reportagem me vez reviver aqueles momentos angustiantes mas inesquecíveis que vivemos… Vc retratou muito bem com as palavras e fotos.. excelente trabalho. Trabalho + diversão!! Parceria perfeita!!

  5. Parabéns Silvan!!! A reportagem me vez reviver aqueles momentos angustiantes mas inesquecíveis que vivemos… Vc retratou muito bem com as palavras e fotos.. excelente trabalho. Trabalho + diversão!! Parceria perfeita!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *