“Folia antecipada, alegria garantida” é o tema do Carnaval de Muriaé que acontece uma semana antes da data oficial

carnaval (Copy)

Folia antecipada, alegria garantida. É com este tema que o pré-carnaval de 2015 promete agitar a Praça João Pinheiro entre os dias 6 e 8 de fevereiro, uma semana antes da data oficial da festa. Os detalhes sobre o evento foram informados no fim da tarde de terça-feira, em entrevista coletiva realizada no Teatro Zaccaria Marques, que contou com a presença do prefeito Aloysio Aquino, do vice João Ciribelli e de representantes da Secretaria de Turismo, Fundarte e Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur).

A antecipação da festa se deu em atendimento a uma solicitação da própria liga, que conta com integrantes ligados aos blocos carnavalescos da cidade. “Para nós, que participamos dos desfiles, é frustrante ver a cidade esvaziada durante o evento. Por isso, pedimos à administração municipal que antecipasse a folia, para que assim a população possa ver que o carnaval de Muriaé está vivo novamente. E felizmente fomos prontamente atendidos pelo prefeito Aloysio Aquino”, destaca o tesoureiro da Licamur, Sandro Carrizo.

Em 2015, a festa promete ser a mais luxuosa de todos os tempos. Com o apoio da prefeitura, os membros da liga carnavalesca participaram de cursos de confecção de fantasias e fecharam parcerias com agremiações do Rio de Janeiro e de São Paulo, como Mangueira, Unidos do Tucuruvi e Gaviões da Fiel, para aquisição de vestimentas usadas por elas no ano passado.

Em relação à segurança, a antecipação do carnaval também se coloca como ponto positivo. “Com a festa sendo realizada uma semana antes, o 47º Batalhão da Polícia Militar poderá concentrar todo o seu efetivo em Muriaé, enquanto na data oficial seria necessário reforçar o policiamento também nas cidades vizinhas”, informa o capitão Sandro Josefino.

A abertura do pré-carnaval está agendada para acontecer na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, às 20h. No sábado, no mesmo horário, desfilam os blocos Aí Vem Eles, Unidos do São Joaquim, Marambloco e Papagaio; já no domingo, também às 20h, será a vez dos Canarinhos do Samba (Planalto) e Unidos do Santa Terezinha passarem pela Praça João Pinheiro. No fim de cada noite, haverá shows de estilos musicais variados.



Rapaz é baleado na Monteiro de Castro

DSC05770 (Copy)

DSC05775 (Copy)

frango2 (Copy)

Um homem foi baleado no final da manhã desta quarta-feira na Rua Monteiro de Castro. O crime aconteceu em um estabelecimento comercial e as primeiras informações dão conta que um homem chegou e pediu um frango, como se fosse um cliente, e quando a vítima virou as costas, o autor disparou cinco vezes, mas a vítima foi atingida somente por um tiro no punho, ficando a bala alojada na mão. Após os disparos, o autor correu no sentido Rua Capitão Felisberto, onde teria um colega esperando em uma moto. O socorro foi providenciado de imediato e um táxi levou a vítima para o HSP. Os tiros acertaram alguns móveis do estabelecimento comercial. A Polícia Militar fez um rastreamento intenso logo em seguida, e ainda procura pelo autor. Ainda não se sabe os motivos da tentativa de homicídio.



Crise da água obriga Prefeitura de Recreio decretar situação de emergência e cancelar o carnaval 2015

recreio (Copy)

Desde o final do ano passado, Recreio vem passando por problemas no abastecimento de água as residências, causados pelo alto consumo de água neste período mais quente, pelo baixo índice de chuvas e pelo desperdício por parte da população inconsciente. O momento já é tratado como a pior crise hídrica da história do município, desde a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Recreio “SAAE”, em 1967, através da Lei Municipal 218. A grave condição do abastecimento as mais de 3.500 residências acarretou na publicação do Decreto nº 004 de 22 de janeiro de 2015, onde a Prefeitura Municipal declarou como situação de emergência, provocada pelo período de seca que afeta o abastecimento de água de toda a população. A outra consequência da estiagem foi o cancelamento do Carnaval 2015. “Nos últimos dias até ocorreram chuvas em Recreio, mas não foi o suficiente para sanar com a crise hídrica. Segundo os operadores da ETA, a Estação de Tratamento está trabalhando com 13 l/seg. e o necessário para este período mais quente seria 27l/seg. O racionamento de água está funcionando em dias e horários diferentes, conforme a vazão que está chegando até a Estação. Para maiores informações ligue para o SAAE (32) 3444-1202″ relata para nossa reportagem do Site Silvan Alves a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Recreio.



Crise da água afeta Viçosa. Rodízio é implantado

vicosa (Copy)

vicosa2 (Copy)

Decreto impõe nova restrição do uso de água em Viçosa. Rodízio já começou: O novo período de estiagem neste princípio de ano vem novamente reduzindo os níveis de água acumulada nas bacias que abastecem o município e as previsões meteorológicas indicam baixo índice de chuvas para os próximos meses em Viçosa e região. Daí, existe a possibilidade de nova crise no abastecimento de água potável no Município, até que sejam concluídas as obras e medidas necessárias para ampliar a capacidade de armazenamento das estações de tratamento de água (ETA I e II). Diante da situação, o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, assinou, nesta terça-feira, 20, o decreto Nº 4802/2015, que dispõe sobre a decretação de estado de emergência e determina restrições para o uso da água potável no Município de Viçosa como forma de coibir desperdícios. As restrições objetivam evitar maiores problemas no abastecimento de forma a possibilitar que o abastecimento continue a atender as necessidades fundamentais da população. Para isso, é necessário não usar da água da rede pública para lavar ruas, calçadas, e frentes dos imóveis; regar jardins e plantas; encher ou esvaziar piscinas; lavar quintais, telhados, paredes, calhas, garagens, veículos e despejar água tratada na rede pluvial ou na rede de esgoto. As regras valem tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais. Quanto ao rodízio na distribuição de água, que tem início nesta quarta-feira (21), o SAAE garantirá o abastecimento de água potável às unidades de saúde, creches, escolas e prédios públicos, por intermédio de carros-pipas.

IGAM libera mais água para Viçosa: Diante da crise de água que a cidade de Viçosa tem passado nos últimos meses, e tendo em vista o potencial de água disponível no Rio Turvo Sujo, o Prefeito de Viçosa Ângelo Chequer solicitou, junto ao Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), uma autorização para aumentar o volume captado no Rio pela Estação de Tratamento de Água da Violeira (ETA II). A visita à sede do IGAM, na cidade administrativa de Minas Gerais, o Prefeito foi recebido pela Diretora Geral Marília Melo, que disse estar sensibilizada com a situação de Viçosa e adiantou que irá aprovar o aumento da outorga dentro de duas semanas. O ofício para esse fim foi protocolado pelo SAAE, na Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), em Ubá. Com o aumento da outorga, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) poderá captar 250 litros de água por segundo, possibilitando o manejo da água tratada da ETA II para a ETA I, que abastece cerca de 70% da população e cujo volume de captação está abaixo do volume normal. Atualmente a autarquia capta apenas 80 litros por segundo do Rio Turvo Sujo.



Raio atinge serra na área urbana de Pedra Dourada

raio4 (Copy)

raio3 (Copy)

Um raio atingiu uma serra na área urbana da cidade de Pedra Dourada, a 50 Km de Muriaé. O fato aconteceu por volta das 11h20 desta terça-feira e foi registrado pelo internauta, Everaldo Ribeiro. Segundo informações o raio não atingiu pessoas ou animais, apenas incendiou o local onde caiu. VEJA AS DICAS DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA DA REGIÃO, ENERGISA, PARA ESTA ÉPOCA DO ANO EM QUE O TEMPO FICA MUITO CARREGADO, SUJEITO A RAIOS NA CIDADE E ZONA RURAL:• Evite tomar banho durante as tempestades, pois existe o risco de choque elétrico em caso de descargas atmosféricas na rede de energia.• Retire todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas. • Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras que estejam ligados à eletricidade.• Se você estiver dentro do carro durante uma tempestade, permaneça no veículo. Os carros oferecem excelente proteção contra os raios. • Enquanto você fala, durante uma tempestade, ao telefone fixo ou Celular, se estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e de telefonia na rua e provocar sobrecarga na rede. Desligue o aparelho e evite o choque. • Evite locais abertos e superfícies planas como campo de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo for o ponto mais alto da superfície, ele pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure um local seguro para se abrigar, mas não se esconda debaixo da árvore. • Desligue os fios de antena dos aparelhos. • Não manusear equipamentos que estejam ligados na tomada, antena ou rede telefônica.

Scroll To Top