Morre Paulo Braz, o pioneiro da Piscicultura Regional. Seus projetos tiveram repercussão na imprensa nacional

7 de janeiro de 2017


PAULO BRAZ ERA DE MIRADOURO E MORREU AOS 76 ANOS DE IDADE EM JUIZ DE FORA. Veja o texto do ex-secretário de estado da Agritultura, João Cruz Reis Filho, sobre Paulo Braz:

"A piscicultura ornamental da Zona da Mata mineira acordou órfã hoje. Faleceu em Juiz de Fora Paulo Braz de Andrade, o visionário que introduziu essa importante atividade em nossa região (à esquerda na foto, retirada de uma reportagem do Globo Rural - para assistir https://youtu.be/4__WhR7Aans).

Paulo era um gênio, quando muitos acharam que furar a vargem da fazenda para fazer tanques de peixes era loucura, ele sabia que ali criaria uma alternativa econômica para essa região de topografia difícil. Hoje existe até um pólo piscicultura reconhecido pelo governo de MG que abrange 7 municípios (Miradouro, Muriaé, Vieiras, São Francisco do Glória, Patrocínio do Muriaé, Eugenópolis e Barão do Monte Alto).

Naquela época, quando as vargens viraram tanques, sobraram os pastos dos morros. Foi aí que meu pai e Paulo recriaram bois de corte à meia e quando nos aproximamos. A querida Rita Lírio, uma dos seus muitos filhos (rsrs), também era da minha sala no colégio.

Me impressionava no Paulo sua vasta cultura e ideias muito à frente de seu tempo. Ainda na década de 90 ele criava conceitos que hoje começam a fazer sentido... Um deles é o desenvolvimento Rurbano, um misto de rural e urbano, com atividades sinérgicas. Nesse sentido, ele criou a ideia do SIPALE, sistema integrado de produção agropecuária, lazeres e energias. Paulo também já falava de agroturismo, Big Data e Bioeconomia (aliás, escreveu um livro sobre o assunto e me enviou dois exemplares, um para mim e outro para então Ministro da Agricultura Antônio Andrade).

Sem dúvidas, o Paulo Braz foi uma de minhas maiores inspirações. Nunca perdemos contato, por vezes recebi ele em Viçosa enquanto estudava e tínhamos altas conversas, com ótimas recomendações de livros para leitura. Descanse em paz amigo, pois você fez sua parte e deixou o mundo melhor...".

7 Comentários

  1. Muito oportuna a divulgação desta matéria, ainda mais com o brilhante texto do Dr. João Cruiz Reis. 

    A maioria da poupulção de mossa região talvez naõ têm idéia da singularidade deste homem. Paulo Braz de Andrade.  Depois das palavras do Dr. João Cruz, seria redundante elencar as qualiddes deste grande homem, responsavel direto pela introdução e desenvolvimento da pisicultura em nossa região. 

     

     

  2. MAIS UM ILUSTRE MIRADOURENSE PARTE PARA O CÉU.JÁ FOI O ALCINO BICALHO, AGORA NOS RESTA A DIPLOMATA NINA CAMPOS E O PASTOR FELICIANO AMARAL DE 96 ANOS QUE ESTÁ NO LIVRO DOS RECORDES COMO O CANTOR EVANGÉLICO QUE ESTÁ A MAIS TEMPO EM ATIVIDADE NO MUNDO.

  3. Para  voce Silvan e Dr João Cruz Reis e ao primo José Marcio, Paulo Braz além  da introdução da pisicultura foi o primeiro produtor a comercializar e a exportar peixes ornamentais de nossa região, peixes esses produzidos na fazenda da varzea.Foram exportadas duas remessas para os EUA, diretamente para a cidade de Miami.

  4. grande homem de uma inteligencia singular. Um certo dia parou em meu sítio para conhecer  o meu trabalho, conversou por umas duas horas, almoçou comigo e me deixou grandes ideias. Hoje nosso pequeno sítio produz café, mel, peixes ornamentais, peixes de abate, madeira e abriga doze familias com trabalho de agricultura familiar, João Cruz disse o que era o Paulo BRAZ.

  5. Fez história, além de ter uma vasto conhecimento em várias áreas,no tempo qem que morava no Rio foi contratado como advogado do ingles Ronald Biggs, ficou ficou famoso pelo assalto ao trem pagador da Inglaterra nos anos 60!!!!!!!!!

  6. Meus sentimentos aos familiares!

    Realmente e notória o legado deixado por esse Profissional, cidadão!

    Vivemos em mundo onde o que prevalece é o individualismo e quando paramos para analisar o projeto maravilhoso idealizado e implantado pelo Sr. Paulo Braz vejo que é possível pensar no todo e agir localmente para melhorar as condições de vida de muitas pessos.

    Parabéns e descanse em paz.

     

     

  7. Paulo,  filho de Amaro Goulart de Andrade, sou um grande admirirador de suas ideias e desenvolvimento itelectual, que não ė  além do tempo, ou visionário, mais sim uma dupla vista, que estava de olho no presente e outra no futuro, nunca se prendeu a protocolos ou deixou de repassar o que sabia, pensavva e idealizava para o beneficio da coletividade. Exemplo impar de nossa familia. Abraços Fraterno , Frederico Costa Goulart de Freitas

     

    frederico 

Comente esta notícia

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Scroll To Top