Duas Comissões da ALMG realizam em Muriaé a Audiência Pública do Polo da Piscicultura Ornamental da ZM

13 de novembro de 2017


Deputado Estadual, Braulio Braz

Desde o ano passado é que a região de Muriaé é reconhecida como Polo Regional de Excelência em Piscicultura Ornamental da Zona da Mata, título conquistado graças à Lei 22.111/2016 de autoria do deputado estadual muriaeense, Braulio Braz.

A Audiência Pública aconteceu hoje na Câmara Municipal de Muriaé atende ao Requerimento do deputado que trouxe a Muriaé nesta segunda-feira, deputados representando duas Comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), são elas, Comissão de Desenvolvimento Econômico e Comissão de Agropecuária e Agroindústria. 

Entre os presentes, o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, Carlos Delfim, muitos vereadores, o secretário adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o representante do Presidente da EMATER-MG, e ainda de órgãos estaduais como a EPAMIG, IEF, IMA e outros. Também presentes muitos piscicultores de toda a região.

Segundo Braulio Braz, o objetivo da Audiência Pública de hoje é discutir a aplicação da Lei 22.111, bem como políticas públicas para estimular a piscicultura ornamental.

Lembrando que a Zona da Mata mineira é responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, criados em estufas ou tanques escavados. 

A atividade movimenta cerca de R$ 2 milhões mensais em oito municípios da região: Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória e Vieiras.

“Desde que foi oficializado, o polo não recebeu repasses, nem auxílio do governo estadual. É de extrema importância o auxílio do governo para a ampliação e valorização do setor em nosso Estado”, concluiu Braulio Braz. 

PRESENÇAS: Deputados Estaduais Braulio Braz, Roberto Andrade, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico; Antônio Carlos Arantes, Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, Dilzon Melo e Isauro Calais. Amarildo José Brumano Kalil, secretário adjunto da SEAPA (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), representando o secretário de Estado de Agricultura Pedro Leitão. Glênio Martins, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (EMATER).  George Henrique, fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Erika Becari de Souza Viana, analista técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), representado o Diretor-superintendente do órgão, Afonso Rocha. Alex Miliano Vogel, mestre e doutor em piscicultura representando a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Veja a Galeria de Fotos clicando logo abaixo em "Leia Mais".

     

7 Comentários

  1. Parabéns! 

    Espero que os piscicultores formem uma grande união para saírem fortalecidos….

    Daí surgirá todo o apoio técnico, escritural, melhoramento genético, cursos … etc…. 

    Tudo do ramo da piscicultura vai estar reunidos num só lugar…

    Parabéns !

    Tô muito feliz com essa iniciativa… Parabéns !!!

  2. Porque nenhum vereador da bancada do perfeito gregoriano não participaram? 

    Afinal oque e em favor do povo de nossa Muriaé e região e que gerará mais envestimento na nossa economia através do apoio e trabalho conjuntivo da população e o estado não é de interesse dos mesmos? Fiscalizar e acompanhar oque é  de importância para a população seja na CIDADE ou na zona RURAL e de responsabilidade de vcs tanbem, ou so aparecem quando evocados pelo executivo para fazer o serviço de lavagem  de suas leis as escuras sem conhecimento do povo nem consulta ao mesmo.

     

  3. ÓTIMO, MUITO BOM………..SERÁ O MESMO BLÁ-BLÁ-BLÁ DO CALÇAMENTO/ASFALTAMENTO DE MURIAÉ À BARÃO DO MONTE ALTO?????

  4. E o carro do fumacê q dia vai passa no Cardoso de Melo?

  5. Muriaeense Ausente SP

    Parabéns Braulio Braz, que venha bons frutos, é um setor de grande importancia para o economia e para a Zona da Mata

  6. Este setor foi destaque do Globo Rural com extensa matéria. Vamos valorizar e ajudar as pessoas envolvidas, não é só criticar não

  7. _Meus parabéns ao Gabriel Miranda,um dos grandes conhecedores e apoiadores da psicultura ornamental da região, grande instrutor, tive o prazer e o privilégio de fazer um curso com ele,através do sindicato rural de Muriaé, este com todo respeito,é o CARA !!!

Comente esta notícia

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Scroll To Top