Muriaé 163 Anos: Lendo e relendo a nossa história……

16 de maio de 2018


A senhorita Eudóxia Passos Canedo - da alta sociedade de Muriaé - Dá nome a uma Vila

Um formoso grupo de voleibolistas do Muriaé Tênis Clube 

Na publicidade, lançamento de uma geladeira a querozene

16 DE MAIO É O DIA DO ANIVERSÁRIO DE MURIAÉ. No comércio de Nicolau Vital, um livro é lido e relido, emprestado e devolvido. Nas mãos do lojista está a Revista Acaiaca, datada de 1955, quando a assinatura anual custava CR$ 120,00 e que tinha como assinantes ou simpatizantes, Juscelino Kubitschek de Oliveira e muitos outros líderes mineiros que hoje dão nomes às ruas e avenidas da capital mineira. 

A revista, pelo que vimos, foi uma edição especial que conta a história de Muriaé, desde os primórdios, narrando que Muriaé foi visitado por portugueses e brasileiros vindos da Província do Rio de Janeiro pelo Vale do Muriaé e Vale do Itapaboana, destacando também Campos dos Goytacazes que havia sido elevada a Vila em 1.674. E a história segue destacando a criação do município de Muriaé através da Lei 724 de 16 de maio de 1855 e ainda muitas publicidades das empresas muriaeense... enfim... uma aula gostosa de história.

Um grupo de notáveis coronéis de Muriaé

Já em Belo Horizonte, o ex-militar e engenheiro aposentado da Petrobrás, o muriaeense, Marcelo Rogério de Castro,filho do Dr. Chiquinho Rogério, não se cansa de ver uma coleção de fotos antigas (projeto da Fundarte) destacando o patrimônio histórico de Muriaé, bem como fotos dos carnavais e família tradicionais. 

Uma das fotos chama a atenção, a de um grupo de notáveis coronéis pertencentes ao Partido Republicano Conservador (datada de 08 /09/1915) ,  liderados pelo Cel. José Pacheco de Medeiros, que foi ao Rio de Janeiro pedir apoio do Senador Pinheiro Machado, por se sentirem perseguidos pelo grupo político rival, o de Silveira Brum. E por aí vai, muitas fotos que trazem belíssimas recordações. 

5 Comentários

  1. Adoro a Cidade,que me recebeu de braços abertos,desde 2015. Muito obrigado Muriaé !!

  2. Uma obseração à parte:

    É nítido como a mudança de custumes estão desfavorecendo a saúde da população.

    Menos esportes, mais comodismo e alimentação inadequada.

    Antes todos esbeltos, sadios e dispostos. 

  3. Meu pai, Asise Resgala, veio de Carangola entre 1933/35, como corretor de seguros. assim teve seu primeiro comércio na pça João Pinheiro, produtos da Singer, agulhas e máquinas de costura. Dai com apoio de Dr Geraldo Starling, junto com Antonino Adriano e outros, fundaram  A ELÉTRICA MURIAÉ LTDA., produtos inovadores para as familias naquela época, geladeiras, fogões, som, discos, tudo pra sua casa, fazenda etc. Chegou a ser presidente do Nacional A.Clube com jogadores famosos no elenco Mário Venânio, Pergentino Ferreira e outros. Participou ativamente do progresso dessa cidade, acompanhou na fundação do Muriaé Tênis Club, Rádio Sociedade Muriaé, APAEM (nome original da Apae) que funcionava na Av Freitas, com Hélio Alves Araújo e Saulo Carneiro Garcia eram administradores daquela instituição. Constituiu familia aqui e somos orgulhos de ter nascido nessa terra promissora. Que os nossos jovens se espelhem sempre nos que fizeram e continuam a fazer uma cidade próspera e ordeira para novas gerações. Parabéns pelos 163 anos!!!!!!!!!!!!!

  4. Na vrdade hoje não deveria ser feriado devido a importancia da data???

    Alguem puder me responder que tenha embasamento na História da cidade.

  5. Estes mesmos que se consideravam perseguidos pelo Dr. Silveira Brum. Após terem o seu choro atendido pelo governador. Tiverem a idiotice de vender A hidroeletrica da cachoeira da Fumaça que foi construida pelo Dr. Silveira Brum para Leopoldina que constituiu a Cataguazes-Leopoldina que hoje é da Energisa e Muriaé ficou à ver navios. DR. BRUM FOI E É ATÉ HOJE O MELHOR PREFEITO QUE MURIAÉ JÁ TEVE!!

     

Comente esta notícia

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Scroll To Top